postado em : 2 de junho de 2021 Postado por: ecosar Comentários : 0

A natureza é tão equilibrada que consegue reorganizar e reaproveitar todo o resíduo que ela e seus seres vivos produzem, com exceção dos resíduos produzidos pelos seres humanos, pois são gerados em um ritmo tão acelerado, que ocasiona um grande desequilíbrio, considerando que a capacidade de regeneração do meio é mais lenta do que a produção de resíduos. Causando um impacto ambiental enorme, uma vez que os humanos alteram a todo o tempo o ambiente em que vivem e, na maioria das vezes não se preocupam com os resultados disto.

É inacreditável que mesmo sabendo das reais consequências, os seres humanos ainda causam danos terríveis ao meio ambiente, afetando diretamente a qualidade da vida dos próprios seres humanos que habitam o planeta Terra.

É de extrema importância que a sociedade se reorganize para continuar crescendo economicamente, portanto se preocupe em garantir a preservação do meio ambiente. Contudo isso só será possível se tiver um equilíbrio entre eles, principalmente quando se trata de manter a qualidade de vida, utilização dos recursos naturais e a reutilização de resíduos. É preciso uma mudança de hábitos urgente!!!!

As preocupações com as questões ambientais certamente não têm uma única causa e solução, é preciso um processo de educação ambiental bem consciente e com propostas que possam alterar os hábitos e visões da sociedade, para que seja eficaz.

Nesse contexto, devemos ficar atentos a pequenas ações que podem ser simples e se tornar hábitos, iniciando em casa como por exemplo a separação do lixo e reaproveitamento dos materiais. Diversas embalagens podem ser reutilizadas, quando encontramos refil para reabastece-las. Podemos também socializar vidros de conservas e caixas de produtos alimentícios junto aos feirantes do bairro, reaproveitando os resíduos limpos e não gerando mais lixo. Podemos e devemos também utilizar as sacolas retornáveis diariamente para qualquer compra, sendo no mercado, padaria ou lojas de qualquer outra natureza.

Quando se trata de resíduos orgânicos, uma solução simples e muito eficaz é a compostagem doméstica, também conhecida como minhocário. Compostagem doméstica é o ato de “RECICLAR” os resíduos orgânicos dentro do nosso próprio lar, transformando-os em um composto muito rico em nutrientes. Os exemplos mais comuns desses resíduos costumam ser restos de frutas, legumes e verduras, mas além destes você ainda pode compostar cascas, grãos e sementes em geral, borra e o filtro do café e até mesmo o saquinho do chá. São muitas possibilidades!

Deixe um comentário