BIOCICLETA

É um projeto de sustentabilidade da empresa ECOSAR Soluções Ambientais e Reciclados em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC que visa incentivar a prática da reciclagem de garrafas pet em escolas da região do Vale do Rio Pardo – RS

O Projeto foi planejado e idealizado em 2014 e reeditado em 2015 pela Ecosar em parceria com o Programa UNISC-Escola. O objetivo principal foi desafiar as escolas da região a recolherem embalagens PET, em troca de uma Biocicleta (bicicleta cujo quadro é feito com material reciclado).
O projeto envolveu estudantes e jovens para a formação de valores e qualidade de vida, através de atividades que visaram à conscientização ambiental.
Em 2015, o Programa UNISC-Escola, organizou e desenvolveu ações de Educação Ambiental, através de oficinas direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas inscritas.
O objetivo principal de apoiar e participar deste projeto foi discutir com o coletivo da Escola e comunidade, questões direcionadas ao consumo sustentável e responsável, consumo e reciclagem, dentre outras ideias de sociedades sustentáveis, visando à formação de valores para além da economia, tais como: questões de sustentabilidade social, ambiental, política e, principalmente, ética.
Portanto, trata-se de um trabalho diferenciado de Educação Ambiental para as crianças e jovens envolvidos, onde se busca trabalhar o conceito de sustentabilidade ambiental aliado com a realidade do nosso planeta.
Com essas ações, foi possível apresentar aos alunos, de forma prática, que é possível reciclar e transformar o lixo em produtos e bens que poderão ser reutilizados e cuja durabilidade é indeterminada, como uma Biocicleta.
No ano de 2014 teve a adesão de 26 escolas e em 2015, foram 28 escolas inscritas, atendendo em dois anos mais de 20 mil alunos, incluindo os municípios de Candelária, Rio Pardo, Vale do Sol, Venâncio Aires, Vera Cruz e Sinimbu, além de Santa Cruz do Sul. Ao todo, mais de 20 toneladas de resíduos (plástico e PET) foram recolhidas e encaminhadas ao seu destino correto.

QUADROS DE BICICLETAS FEITAS DE PET RECICLADO

Em 2014 cinco das Instituições participantes receberam sua Biocicleta: EEEM Santa Cruz, EMEF Leonel de Moura Brizola, de Santa Cruz do Sul, EEEM Guilherme Fischer e SMEC, de Vale do Sol, EEEF Prof. Pedro Beno Bohn, de Venâncio Aires.
No ano de 2015, mais cinco Instituições participantes receberam sua Biocicleta: Escola Educação Básica Educar-se e EEEM Willy Carlos Frölich (Poli), de Santa Cruz do Sul, EEEM Guilherme Fischer, de Vale do Sol, EMEI Bela Vista e EMEF Dom Pedro II, de Venâncio Aires.

EMPRESAS QUE APOIARAM O
PROJETO BIOCICLETA

Onde estamos?

Santa Cruz do Sul/RS
Rua São José, 438
Bairro Avenida

Segunda à sexta-feira
8h às 11h30 e das 13:30min às 18h.
Sábado
8h às 12h.

Garibaldi/RS
Rua Batista João Carraro, 300
Centro

Segunda à sexta-feira
9h às 12h e das 14h às 18h.
Sábado
9h às 13h.

Fale conosco

    Desenvolvido com 💛 por Three-all Gestão & Tecnologia | Todos os direitos reservados Ecosar | Site de acordo com as normas da LGPD. 🔒